sexta-feira, 6 de julho de 2007

Google irá lançar pesquisa universal!

Google

O popular indexador apresentou na semana passada a nova versão de pesquisa universal que irá disponibilizar no mesmo local resultados provenientes de diversos media.
O objetivo passa por facilitar a vida ao utilizador, permitindo-lhe encontrar informação relevante e cada vez mais adequada ao que procura.

Em vez de utilizar páginas diferenciadas para encontrar imagens, textos, notícias e vídeos, entre outras funcionalidades, como até agora, o novo serviço vai apresentar links para todas estas fontes simultaneamente, na mesma página, e através de um único clique.
Agora, com a busca universal, podemos fornecer uma resposta mais global e abrangente“, referiu Marissa Mayer, vice-presidente da secção de produto e experiência do utilizador, durante um evento que decorreu nos escritórios da empresa em Mountain View, Califórnia.
Mayer anunciou também que será acrescentada uma opção de navegação universal no topo da página de pesquisa, com o objectivo de permitir aos utilizadores acederem rápida e facilmente a outros serviços, como notícias, mapas ou e-mail.

Esta é a primeira grande remodelação efetuada ao site e à sua arquitetura em vários anos, adiantou Sergey Brin, co-fundador do Google.
Um trabalho que começou há dois anos e que agora vai disponibilizar aos utilizadores alguns dos serviços que estavam ’subutilizados’, como é o caso das pequisas de livros e vídeos, e que irão ajudar a empresa a aumentar a sua já considerável quota de mercado, acrescentou Brin.

Outra das novidades está no Google Experiment, onde é possível experimentar algumas inovações que permanecem em fase de testes, como é o caso de pesquisa para canhotos, uma opção que mostra gráficos no topo dos resultados, ou ainda outra que acrescenta um mapa aos resultados da pesquisa.

A empresa está também a trabalhar para eliminar a barreira da língua na Internet tanto quanto possível, já que pretende lançar em breve uma nova funcionalidade nesse sentido.
A futura ferramenta permitirá pesquisar informação que só está disponível noutras línguas, e recebê-la já traduzida na língua nativa do utilizador.
O sistema traduzirá automaticamente o texto para a língua em que a pesquisa foi feita.

Novidades e inovações que prometem fazer ainda mais ‘dores de cabeça’ aos seus adversários.

Fonte: Ciberia

0 comentários: