A compra da empresa de publicidade online aQuantive pela Microsoft por 6 bilhões de dólares reduz a chance da gigante do software buscar um megaacordo com o Yahoo, afirmou um analista nesta sexta-feira. “Reduz a probabilidade de que a Microsoft compre o Yahoo, pelo menos no curto prazo”, disse o analista Scott Devitt, da Stifel Nicolaus, depois do anúncio da Microsoft de pagamento de ágio de 85% na compra da aQuantive.
“A Microsoft pode estar mais interessada em unir operações de empresas de alta qualidade que repliquem o que o Yahoo já tem”, disse Devitt, em entrevista por telefone.
No início deste mês, vários jornais publicaram que a Microsoft estava considerando um acordo estimado em entre US$ 40 bilhões e US$ 50 bilhões para comprar o Yahoo. Uma fonte próxima da situação disse depois que as negociações tinham esfriado.
O Yahoo é a maior companhia de mídia na Internet do mundo, atraindo cerca de 500 milhões de internautas por mês a seus sites. A empresa obtém a maior parte de suas receitas de uma combinação de oferta de publicidade para marcas de empresas e de propaganda vinculada a buscas de seu mecanismo de pesquisa.
Devitt citou a decisão da Microsoft, anunciada na semana passada, de comprar uma participação de quatro por cento no site de anúncios de empregos CareerBuilder.com, que compete com o site de empregos do Yahoo, o HotJobs. O CareerBuilder é controlado por grupos de jornais dos EUA.
Assumindo que a Microsoft está tentando criar um “Yahoo mais barato”, o analista da Stifel Nicolaus especulou que a gigante do software pode ser uma compradora de empresas menores que oferecem serviços de mapas, vídeo online, análise de dados da Web e de propaganda online.
Fonte: Terra(terra.com.br/tecnologia)
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