O UOL e o Google anunciam nesta sexta-feira (29/06) acordo na área de buscas e de links patrocinados.
O Google vai ser o mecanismo padrão para buscas na web, imagens e vídeos do UOL, que informou que não renovou contrato com o Yahoo no Brasil e passa agora a usar os links patrocinados do Google.
O acordo, que começa a vigorar a partir deste domingo (01/07), vale para o UOL Brasil, UOL Argentina e Folha Online. “Estamos unindo as duas maiores audiências de buscas do Brasil”, comemorou o diretor geral do UOL, Marcelo Epstejn.
O Google teve mais de 13 milhões de visitantes únicos em maio no seu serviço de buscas e de imagens, de acordo com dados do Ibope/Netratings. Em segundo lugar, o UOL alcançou 4,3 milhões de visitantes.
“É estrategicamente importante para o Google”, disse Alexandre Hohagen, diretor geral da operação brasileira. “Estamos conectando dezenas de milhares de anunciantes a uma grande audiência.”
Os termos financeiros do acordo não foram revelados, mas ele se baseia no compartilhamento da receita Toda vez que algum internauta clica em um link patrocinado de um resultado de busca, gera uma receita. Esse dinheiro é dividido entre o UOL e o Google.
O acordo garante também exclusividade ao Google na área de links patrocinados e de buscas. É a primeira vez que o Google integra a busca de imagem a um portal na América Latina.
As buscas de produtos (área chamada de shopping), notícias e dicionários, entre outros produtos, permanecem com tecnologia do UOL. O provedor de internet mantém também o programa UOL Links Patrocinados, cujo objetivo é apresentar propaganda contextual junto com o conteúdo.
De acordo com o diretor de publicidade do UOL, Enor Paiano, não há planos de abandonar o UOL Afiliados, ferramenta de adword para sites parceiros e blogs, que concorre com o Google AdSense.
Em fevereiro, o Google anunciou acordo na área de busca, links patrocinados, aplicações e home page personalizadas com as empresas de internet da Brasil Telecom - iG, iBest e BrTurbo.
O provedor Terra, que pertence à Telefônica, também usa o mecanismo de busca e os links patrocinados do Google.
> Blog: Google nos principais portais brasileiros
O UOL, que abriu o capital em dezembro de 2006, alcançou um lucro líquido de 22,3 milhões no primeiro trimestre de 2007, um crescimento de 9% sobre os ganhos registrados em igual período do ano passado.
O resultado foi motivado pelo salto de 102% na receita com publicidade caixa do provedor (aquela que exclui a remuneração das operadoras) e o aumento de 32% na base de assinantes de banda larga, que geram receita média maior que os clientes de banda estreita.
Em 2006, o lucro do UOL foi de 92,5 milhões de reais. A receita líquida de serviços da companhia cresceu 8% em todo o ano, para 480,7 milhões de reais, impulsionada pela receita de publicidade caixa do portal, que inclui publicidade de marca, os links patrocinados e novos produtos. Ela atingiu 72,6 milhões de reais em 2006, o que significa um crescimento de 57% perante 2005.
Fonte: IDGnow
0 comentários:
Postar um comentário