om, eu to aprendendo Dark Basic. Já aprendi a faze um "bucado" de coisas, e quero compartilha-los com vocês. Vamos para de papo e vamos começar ?
Dark Basic Downloads
[URL=http://darkbasic.thegamecreators.com/?m=download&fi=3f02e950f18c45.47538175]Dark Basic Pro Trial Version[/URL] (30 dias de uso)
INTRODUÇÃO
O Dark Basic é um compilador que conta com algumas inovações para o BASIC. Com um poder imenso, ele permite a utilização dos últimos recursos do DirectX para a produção de jogos em 3D.
COMEÇANDO (ISSO QUE IMPORTA)
O DARK BASIC, tem pequenos comandos, que tem funções grandes, avançadas. Agora mostrarei comandos básicos:
CLS - Este comando tem a função de apagar todo o conteúdo da tela. Ele limpa a tela, assim, algo pode ser colocado nela novamente
SET CURSOR posição, posição - Você deve usar esse programa, da forma em q eu mostrei, é claro, trocando as palavras posição pelo nº da posição em PIXEL do texto na tela
Print "texto" - Bote este comando, da mesma forma q ta alí, mais mude a palavra texto, pelo que se quer bota na tela
Alí ensima, esta os comandos básicos. Mais ai vc fala: "To perdido !" ; "AI MEU DEUS !!!". Calma, mostrarei um exemplo XD
[CODE]CLS
PRINT “Olá”
PRINT “Meu nome é Fulano.”
PRINT “Tenho treze anos.”
END[/CODE]
Viu ?
Agente uso, o comando CLS, que limpo a tela. Depois, mandamos do DB (Dark Basic), criar 3 linhas de texto. Há, o comando END encerra o programa. Viu ai "GBzada" !! Não é um bixo de 7 cabeças !
Agora aperte F5 (para executar o programa), e você verá, tudo isso !!"
Agora um exemplo com o comando SET CURSOR:
[CODE]CLS
SET CURSOR 1,1
PRINT “A”
SET CURSOR 15,20
PRINT “E”
SET CURSOR 50,10
PRINT “I”
SET CURSOR 150,100
PRINT “O”
SET CURSOR 200,250
PRINT “U”
END[/CODE]
Agora execute (F5). Viu as letras A, E, I, O, U ?
"Mais N@ndo, ta tudo desorganizado ?"
Sim, foi o comando SET CURSOR que definiu, que cada letra ficaria num ponto da tela.
Vamos aprender outros comandos "grande nação Info Ajuda" ?
Bora lá.
Você deve ta falando: "QUE CURSOR CHATO, QUE FICA NO MEU PROGRAMA !!!"
Simples resolver, use o comando HIDE MOUSE, ele faz com que o MOUSE suma do programa.
Ai você diz: "HÁ, QUERO QUE ELE APAREÇA DE NOVO !"
Simples tbm, use o comando SHOW MOUSE, que mostra o cursor do mouse denovo !
Agora, vamos aprender a pausar o programa !!!
SUSPEND FOR KEY - Pausa o seu programa, ateh q uma tecla seja precionada
SUSPEND FOR MOUSE - Pausa o programa, ateh q vc de um clique com o botaum do mouse.
EXEMPLO
[CODE]CLS
SET CURSOR 15,1
PRINT “PROGRAMA DE TESTE!”
PRINT
PRINT “Pressione uma tecla para continuar”
SUSPEND FOR KEY
PRINT “Legal!”
PRINT “Pressione o botão esquerdo do mouse...”
SUSPEND FOR MOUSE
PRINT “Menino obediente...”
PRINT “Agora, aperte uma tecla para encerrar.”
SUSPEND FOR KEY
PRINT “ TCHAU! ”
END[/CODE]
Execute esse exemplo ai...viu ? O programa pauso, e ele só continua com um botaum da tecla ou do mouse é apertada !
Há, você viu ali o comando PRINT sem nada ? Estranho né ?
Esse "PRINT SEM NADA", é como se fosse um Print "", ou seja, ele pula uma linha do programa !
Há !!!
Agora é que saum elas ! As variaveis !!!
Se você ja sabe outra linguagem, ou ja deu equação no colégio é molezinha ! :D
Sem as variaveis, seu programa, naum funcionará direito. Todas as informações do programa, saum gravas nelas. A sintaxe (q palavra chique) é simples, basta escrever nomedavariavel = variavel
O NOME DA VARIAVEL, TEM Q SER ESCRITO POR LETRAS JUNTAS, NUMCA SEPARADAS !
O Valor da variavel, depende do tipo de variavel usada.
Elas podem ser:
- Numéricas
- Reais
- Alfanuméricas
Vo explica kda uma
Numéricas - Este tipo de variavel, quardam numeros INTEIROS, podem ser positivos ou negativos. Devemos, escrever estas variaveis sem nenhum sinal.
Ex:
[CODE]X = 5
Y = 3
GB = 10.000
RESULTADO = 10[/CODE]
Reais - Esse tipo, grava numeros reais (ohhhh !). Isso quer dizer que eles podem ser inteiros os decimais. Essas variaveis saum nomeadas com o uso do sinal # (jogo-da-velha) apos as letras...
Ex:
[CODE]X#=0.75
Y#=2.4
GB#=3.7
RESULTADO#=10.50[/CODE]
Alfanumericas - Esse tipo de variavel grava TEXTO. Ou seja, caracteres, q posem ser numeros ou letras. Devemos nomea-las com o sinal $ (S sifrão) apos as letras...
Ex:
[CODE]A$="Olá"
B$="Tudo bem ?"
IA$="Info Ajuda"
C$="Resultado do jogo 1000 pontos !"
Partida$="1"[/CODE]
As variavis REAIS e NUMERICAS, saum quase sempre usadas pa faze calculos. E a alfanumérica pra quardar informações.
Ex:
A=5
B=10
C=A+B
Agora, os sinais ò.ó (HO AULINHA DE MATEMÁTICA)
O DB trabalha com os 4 sinais. Os sinais utilizados, nas operações entre variaveis são: (+) adição; (-) subtração; (*) Multiplicação; (/) Divisão. E se utiliza as regras de expressões ein !!!
Se tivermos multiplicação e divisão, elas tem q ser resolvidas primeiro do q a adição e a subtração, 1º as q estiverem dentro dos parenteses, depois os colchetes e chaves.
Agora, que vc ja tem uma certa noção de variaveis, vamos complica esse mundo das variaveis um poko !
Olhe o EXEMPLO
[CODE]CLS
A= 7 * 2
B= A – 3
PRINT B
END[/CODE]
Vamos analizar a situação juntos o "Infozada" !
A variavel A corresponde ao valor da multiplicação 7 X 2, que dá ? 14.
Ja a variavel B, é A- 3. A variavel A naum deu 14, entaum:
B=14-3=11. Ai o programa, vai escreve o resultado da variavel B. É essa a função do PRINT B.
Outro exemplo. Pessoal, é a mesma coisa
[CODE]CLS
X#=0.6
Y#=1.4
PRINT X# + Y#
END[/CODE]
A Variavel X# correspnde a 0.6, e a Y# corresponde a 1.4. Dai, com o PRINT X# + Y#, o resultado da expressão, vai aparecer na sua tela !
Outro EXEMPLO. Mais você vai fala. "PO, já itendi, chega de exemplos !".
Há Há, essa situação abaixo é DIFERENTE !
[CODE]CLS
A$=“1”
B$=“2”
PRINT A$ + B$
END
[/CODE]
Agora, as variaveis saum ALFANUMERICAS ! A variavel A$ corresponde a 1 e a B$ corresponde a 2. Entaum, qual o resultado ???
Quem FALO 3 erro ! (hahahaha....)
O certo é 12 !
Por que isso ?
No DB, a soma de variaveis alfanumericas, junta uma variavel com a outra. Se vc fizesse com o 10 e o 0, ficaria 100 !
Mais exemplos:
[CODE]CLS
A$=“Seja bem vindo ”
B$=“ao Dark Basic!”
PRINT A$ + B$
END[/CODE]
Mesma situação, mais com palavars. REPARO ? No final da variavel A$, eu dexei um espaço. Por que ?
Porque, se eu naum dexesse, quando vc executar o programa, vai aparecer a frase "Seja bem vindoao Dark Basic", enquanto o certo é "Seja bem vindo ao Dark Basic", por isso o espaço !
Agora vamos trabalhar TEXTOS !
Vc aprendeu akeles comando - Print, SET Cursor. Mais agora, vc vai aprender a mudar a fonte, o tamanho e a cor das letras.
Ex:
[CODE]INK RGB(verm,verd,azul),1
SET TEXT SIZE Tamanho
SET TEXT FONT “fonte escolhida”
SET TEXT TO ESTILO
TEXT Posição,Posição, “texto”[/CODE]
ANALISANDO (To parecendo a minha professora de portuques, analizando as orações XD)
O Comando INK RGB (verm,verd,azul),1
É ai que muda a cor do texto. Troque o verm,verd,azul, por valores de 0 a 255 kda. Se vc botar 255 em todos, a letra fica branda (clareou de mais, kda fator), se vc botar 0 em todos a letra fica preta (escureceu os fatores).
RGB = RED,GREEN,BLUE
O comando SET TEXT SIZE Temanho
Esse muda o tamaho da fonte. Troque a palavra tamanho por qualquer valor. Bote um auto, q sua letra fica gigante XD
O comando SET TEXT FONT “fonte escolhida”
Ai, vc muda a fonte da Letra. Troque a frase fonte escolhida, pela fonte q tu quiser (Arial, Verdana). Mais naum escreva o nome da fonte errada !
O comando SET TEXT TO ESTILO
Ai, você escolhe o estilo da letra (sublinhado, em italico ou em negrito).
Troque a palavra ESTILO por:
BOLD = Negrito
ITALIC = Italico
UNDERLINE = Sublinhado
O comando TEXT Posição,Posição, “texto”[/code]
Ai, que você define a posição, e o q será escrito.
Ja deu pra perceber, troque as palavras posição,posição, por qualquer valor, tipo 300,1
E esse texto troque pela palavra/frase/texto desejado !
Molhinho ateh agora né pessoal. Naum quero me gabar, mais com um professor desses...
Agora, vamos trocar as resoluções. Elas seraum feitas com o comando SET DISPLAY MODE n°,n°,n°
Substitua esses n°, pela resolução sua desejada. Eu uso a 1024,768,32.
Agora, a ultima parte dessa parte da matéria (finalmente).
Organizando TEXTOS e VARIAVEIS !
Ex:
[CODE]A$=“Fernando”
PRINT “Meu nome é”
PRINT a$[/CODE]
Como você ja aprendeu, a palavra "Fernando", ficará na linha debaixo de "Meu Nome é". Para que eles sejam agrupados na mesma linha, pasta botar o sinal [;] (dois pontos) depois de "Meu nome é". Assim, o "meu nome é" e o "Fernando" ficaram na mesma linha. Há, de um espaço, para nuam ficar grudada as palavras...
Vai fica assim:
[CODE]A$=“Fernando”
PRINT “Meu nome é ”;
PRINT a$[/CODE]
ACABAMOS ESSA PARTE DA MATÉRIA !
UFA !
Espero que tenham aprendido e gostado !!!
Na próxima parte (q eu escreverei quando eu sair do castigo), vamos aprender os comando:
- INPUT
- IF
- GOSUB
- GOTO
- FOR
- NEXT
Fim...Vlw, ateh a proxima !
Por que ateh hoje, eu ainda não postei a parte 2 dessa matéria, nem a matéria de flash do Regis ?
Porque ultimamente, eu to com muita preguiça, eu como minhas férias são curtas, eu quera aproveita-las, de outra forma. Por isso, se eu tiver tempo durante o ano, eu escrevo... ;)
sábado, 7 de julho de 2007
Iniciando no Dark Basic
Postado por
TopGeral
às
12:13
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário