A criação de um jogo não é facil, mas pode ser dividida em 7 elementos (nem todos os elementos são necessários, por exemplo não precisa de pistas num jogo de aventura):
- Elementos essenciais:
» Ideias - o factor x de todos os jogos, sem ideias não existe um jogo;
» Dinheiro - 90% dos jogos precisam disto, tornam o jogo mais interessante se tivermos a lutar feitos loucos porque nos falta 1 moeda;
- Jogabilidade:
» Movimentos especiais - Um jogo de luta não é um jogo de luta sem os seus Spec Moves;
» Controlos - Se conplicarem os controlos, por exemplo para subir uma escada W+SPACE depois A+D e Q+E, vai perder muito interesse;
» Multiplayer - Este elemento não é obrigatório mas certos jogos com MP ficam muito bons;
» Segredos Escondidos - Os segredos tornam um jogo mais interessante e ainda aumenta a durabilidade;
- Durabilidade:
» Níveis - Um jogo com bons niveis é positivo, mas não se esqueção que é melhor qualidade do que quantidade;
» Pistas - Este é mais para corridas, mas o que é uma corrida sem pistas?;
» Curva de aprendizagem - coloquem tutos ou pistas de treino nos vóssos jogos, porque para que serve um jogo se não sabemos como o jogar?;
» Adversários - Uma boa diversificação de adversários é melhor do que estar presente sempre dos mesmos;
» Cenários - Bons cenários dão uma jogabilidade extensiva e melhora os gráficos;
» Modos - Em RPGs e de Aventura não tem muita utilidade, mas em luta e corridas é o principal elemento;
- Realismo:
» Inteligência artificial - Qual é a piada de um jogo em que os adversários estão completamente parados ou andam ás rodas ou num jogo de corridas vão contra as paredes?;
» Efeitos de luz - Se conseguir ver uma bola preta a 200 metros sem qualquer luz de noite não é lá muito real;
» Efeitos sonoros - Um sem umsom qualquer já está acabado antes de começar;
» Efeitos especiais - era bonito de ver num incêndio fumo, não?;
» História - Um exemplo se não fosse a história Final Fantasy 7 não teria 1/4 do sucesso que foi;
- Gráficos:
» Design - Uma boa estruturação do jogo pode o melhorar;
» Animações - Uma boa animação não precisa de frames muito complicados, apenas bons e sem erros;
» Dimenções - Não podem ser muito pequenas (demasiados Loadings) nem muito grandes ( Loadings muito compridos);
» Texturas - Uma boa seleção de texturas é sempre importante;
- Excitação:
» Violência - Há quem goste de pouca e há quem goste de muita (eu por exemplo :P );
» Armas - Queremos excitação, tem que haver armas, quanto mais destrutivas melhor;
» Sangue - Se queremos excitação tem que haver Gore, mas não exagerem como no GTA Vice City que cortamos o pescoço a uma tipo e ele pareçe uma mangueira dos bonbeiros;
- Periféricos:
» Musica - Escolham bem as vossas musicas;
» Enredo - Não é preciso fazer uma novela;
» Video de introdução - Fica bonito;
» Personagens;
» Originalidade;
» Humor.
Para aqueles que quizerem colocar este tuto no seu site ou forum podem desde coloquem uma referença como foi feito pela "Team B2K"
sábado, 7 de julho de 2007
[Tutorial - Geral] Base de criação de Jogos - Tuto exclusivo da Team B2K
Postado por
TopGeral
às
12:12
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