sábado, 7 de julho de 2007

[Tutorial - Geral] Base de criação de Jogos - Tuto exclusivo da Team B2K

A criação de um jogo não é facil, mas pode ser dividida em 7 elementos (nem todos os elementos são necessários, por exemplo não precisa de pistas num jogo de aventura):

- Elementos essenciais:

» Ideias - o factor x de todos os jogos, sem ideias não existe um jogo;

» Dinheiro - 90% dos jogos precisam disto, tornam o jogo mais interessante se tivermos a lutar feitos loucos porque nos falta 1 moeda;

- Jogabilidade:

» Movimentos especiais - Um jogo de luta não é um jogo de luta sem os seus Spec Moves;

» Controlos - Se conplicarem os controlos, por exemplo para subir uma escada W+SPACE depois A+D e Q+E, vai perder muito interesse;

» Multiplayer - Este elemento não é obrigatório mas certos jogos com MP ficam muito bons;

» Segredos Escondidos - Os segredos tornam um jogo mais interessante e ainda aumenta a durabilidade;

- Durabilidade:

» Níveis - Um jogo com bons niveis é positivo, mas não se esqueção que é melhor qualidade do que quantidade;

» Pistas - Este é mais para corridas, mas o que é uma corrida sem pistas?;

» Curva de aprendizagem - coloquem tutos ou pistas de treino nos vóssos jogos, porque para que serve um jogo se não sabemos como o jogar?;

» Adversários - Uma boa diversificação de adversários é melhor do que estar presente sempre dos mesmos;

» Cenários - Bons cenários dão uma jogabilidade extensiva e melhora os gráficos;

» Modos - Em RPGs e de Aventura não tem muita utilidade, mas em luta e corridas é o principal elemento;

- Realismo:

» Inteligência artificial - Qual é a piada de um jogo em que os adversários estão completamente parados ou andam ás rodas ou num jogo de corridas vão contra as paredes?;

» Efeitos de luz - Se conseguir ver uma bola preta a 200 metros sem qualquer luz de noite não é lá muito real;

» Efeitos sonoros - Um sem umsom qualquer já está acabado antes de começar;

» Efeitos especiais - era bonito de ver num incêndio fumo, não?;

» História - Um exemplo se não fosse a história Final Fantasy 7 não teria 1/4 do sucesso que foi;

- Gráficos:

» Design - Uma boa estruturação do jogo pode o melhorar;

» Animações - Uma boa animação não precisa de frames muito complicados, apenas bons e sem erros;

» Dimenções - Não podem ser muito pequenas (demasiados Loadings) nem muito grandes ( Loadings muito compridos);

» Texturas - Uma boa seleção de texturas é sempre importante;

- Excitação:

» Violência - Há quem goste de pouca e há quem goste de muita (eu por exemplo :P );

» Armas - Queremos excitação, tem que haver armas, quanto mais destrutivas melhor;

» Sangue - Se queremos excitação tem que haver Gore, mas não exagerem como no GTA Vice City que cortamos o pescoço a uma tipo e ele pareçe uma mangueira dos bonbeiros;

- Periféricos:

» Musica
- Escolham bem as vossas musicas;

» Enredo - Não é preciso fazer uma novela;

» Video de introdução - Fica bonito;

» Personagens;

» Originalidade;


» Humor.

Para aqueles que quizerem colocar este tuto no seu site ou forum podem desde coloquem uma referença como foi feito pela "Team B2K"

0 comentários: